Aconteceu ontem, 10/05, a assinatura do Protocolo de Parceria entre o Banco BAI Cabo Verde, S.A, e a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL).

O evento teve lugar na Sede da ACL, e contou com a presença do Conselho de Administração, da Comissão Executiva e da Directora do Gabinete de Marketing e Comunicação do Banco.

Com o protocolo ora assinado, o BAICV pretende patrocinar projetos da ACL, que prosseguem os seguintes fins: Preservar a memória e o legado da Literatura Cabo-verdiana; Enaltecer os grandes vultos e outros notáveis da produção literária nacional; Incentivar, promover e difundir obras, estudos e ensaios relativos à criação literária cabo-verdiana; e Premiar obras de reconhecido mérito, portadores de valores universais.

Em contrapartida a ACL compromete-se a dar notoriedade ao BAICV, nas obras publicadas e durante os eventos objeto do presente protocolo.

O protocolo foi assinado por parte do BAICV, pelo Presidente da Comissão Executiva, Carlos Bessa Victor e pela Administradora Executiva, Carla do Rosário. Por parte da ACL quem assinou o protocolo foi o Presidente da ACL, Daniel Medina e o Vice Presidente, Daniel Spínola.

A Academia Cabo-verdiana de Letras lançou o prémio literário ACL BAI. O vencedor do galardão ganhará um prémio monetário de cerca de um milhão de escudos.

Segundo o Presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras, Daniel Medina, o premio é aberto a escritores nacionais e os requisitos são: ter uma escrita muito boa, uma escrita apurada, porque trata-se de um grande prémio, se falarmos de uma escrita apurada, terá de versar o Cabo Verde, ou Angola ou o Mundo, mas uma escrita que nos leva a projectar particularmente de Cabo Verde para o Mundo.

O prémio é destinado aos escritores cabo-verdianos, independente de onde vivem, sendo que pretende homenagear a boa escrita cabo-verdiana, pretende homenagear aqueles que se dedicam a escrita há muitos anos, ou então recentemente desde que a escrita seja uma escrita apurada, uma escrita com maturidade e uma escrita que é capaz de projectar Cabo Verde cada vez mais", avançou.

A partir de hoje, os escritores já podem candidatar-se. O resultado do prémio será divulgado em Novembro de 2023.