Seja Cliente BAI

Descubra as Vantagens de ser cliente  BAI!

Fale Conosco

Apresente-nos as suas sugestões ou reclamações

» Como posso abrir a minha conta no BAI? » Qual o montante mínimo para a abertura de uma conta? » O BAI é um Banco só para empresas? » Os menores podem ser titulares de contas de depósito? » Se eu abrir uma conta numa instituição esta é obrigada a conceder-me crédito? » O que é o spread? » O que é a TAE? » O que é a taxa de esforço?
Como posso abrir a minha conta no BAI?

Basta dirigir-se a uma das nossas agências mais próximas de si. Também pode, através do nosso site, na página principal, em “Seja um Cliente BAI”, manifestar o seu interesse que os nossos comerciais irão contactá-lo num prazo máximo de 48 horas.
Qual o montante mínimo para a abertura de uma conta?

Para clientes particulares, o montante mínimo de abertura de conta são 20.000$00 ECV. Este valor pode ser levantado pelo cliente logo após a abertura da conta. No caso das empresas o valor mínimo são 50.000$00 ECV podendo também este valor ser levantado logo após a abertura da conta. Em ambos os casos o montante continua a pertencer ao cliente.
O BAI é um Banco só para empresas?

Não. Os clientes particulares também podem ser clientes do BAI.
Os menores podem ser titulares de contas de depósito?

Sim. Contudo, as contas só podem ser abertas pelos representantes legais dos menores (os pais ou os tutores), ou por entidades que demonstrem legitimidade para efectuar essa abertura. Existem, no entanto, dois tipos de situações, que devem ser devidamente comprovadas perante as instituições de crédito, em que os menores de idade igual ou superior a dezasseis anos podem solicitar a abertura de uma conta em seu nome e proceder livremente à sua movimentação. São os casos: • Dos menores emancipados pelo casamento • Dos menores que exerçam uma actividade laboral remunerada ao abrigo de um contrato de trabalho regularmente celebrado.
Se eu abrir uma conta numa instituição esta é obrigada a conceder-me crédito?

Não. Todavia, algumas instituições comercializam contas de depósito (por exemplo, certas contas-ordenado e contas-empresa) que possibilitam aos titulares aceder a crédito sob determinadas condições, geralmente de reduzido montante e de curto prazo. Contudo é reservado ao Banco o poder de decisão
O que é o spread?

O spread equivale, grosso modo, à margem de lucro do banco nos contratos de crédito à habitação. Trata-se de um factor comparativo importante na escolha do banco. Os bancos fazem variar o spread em função do montante do empréstimo, da percentagem de financiamento e, nalguns casos, do prazo. Mas o envolvimento do cliente, como o património financeiro, domiciliação do ordenado e produtos contratados, entre outros, também pode persuadir o banco a baixar a margem de lucro.
O que é a TAE?

A TAE (taxa anual efectiva) reflecte todos os encargos do empréstimo, excepto os prémios dos seguros exigidos pelo banco. É a taxa mais fiável para comparar as várias propostas de crédito: a que apresentar a TAE mais baixa corresponde ao empréstimo mais barato.
O que é a taxa de esforço?

Este indicador traduz o peso dos empréstimos nos rendimentos do agregado. A maioria dos bancos não concede empréstimos a clientes com uma taxa de esforço superior a 30 ou 40 por cento. Vejamos o exemplo de uma família com o rendimento mensal líquido de 200.000$00 e prestação mensal do carro de 25.000$00. Na simulação do crédito à habitação, uma prestação mensal de 50.000$00 traduz uma taxa de esforço de 37,5% [(25.000$00+ 50.00$00) ÷ 200.000$00].